Alimentos funcionais e seus benefícios


Imagem por: Coopercica

Os alimentos funcionais podem ser definidos como aqueles que, além de fornecerem os nutrientes básicos na alimentação, apresentam benefícios para o funcionamento do organismo, trazendo também benefícios à saúde física e mental. Possuem ação na prevenção e controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Alguns alimentos funcionais com potencial antioxidante que atuam garantindo a manutenção da saúde: •Hortaliças: apresentam grande quantidade de fibra e são boas fontes de nutrientes como o cálcio, ferro e zinco; atuam na redução do colesterol circulante no sangue; auxiliam na prevenção da obesidade e diabetes; possuem carboidratos complexos, como a inulina, que potencializa a estabilização da glicose sanguínea. •Alho: excelente antioxidante; reduz os níveis de LDL-colesterol do sangue e possui ação reguladora da pressão arterial; atua na proteção de doenças cardiovasculares; possui ação antibacteriana, o que pode prevenir a gastrite e úlceras. •Frutas: apresentam compostos ativos, como os carotenóides, que atuam como antioxidantes e apresentam potencial anticancerígeno; reduzem doenças cardiovasculares; reduzem os níveis de colesterol; regulam o intestino; e estimulam o sistema imunológico. •Peixes: apresentam boas quantidades de ômega 3, que está relacionado com a redução dos níveis de colesterol e LDL; apresentam efeito anti-inflamatório; atuam na redução da pressão sanguínea e reduzem o risco de doenças cardiovasculares, como as arritmias cardíacas.

É de extrema importância aumentar o consumo de alimentos funcionais, que proporcionam muitos efeitos benéficos à saúde. Os alimentos funcionais devem fazer parte dos hábitos alimentares diários, visando a promoção da saúde e prevenção de doenças, garantindo uma boa qualidade de vida. Vale ressaltar que devemos sempre priorizar alimentos in natura, e que estejam na estação atual, por apresentarem maior abundância nutricional e, com baixo custo. 

Texto por: Q4Nutrição

Referência: Propriedades dos Alimentos Funcionais e seu papel na prevenção e controle da Hipertensão e Diabetes. Disponível em: http://www.unigran.br/interbio/paginas

0 comentários