Porque eu guardo o sábado? [#PrimeiroDeus]


Oi, oi gente... Tudo bem com vocês? Espero que sim porque hoje é um dia muito especial, é o santo sábado do Senhor. Isso mesmo, o santo sábado do Senhor. "– Mas Plínio, hoje ainda é sexta-feira, e todos os dias não são do Senhor?". Essas e outras perguntas eu estarei respondendo nesse post. Ficou curioso? Quer saber as respostas? Então vamos nessa! 😍 (Aconselho abrir na Bíblia todos os versículos que irei usar aqui).

Bem, é impossível eu falar do sábado e não falar da criação divina de Deus. Sabemos que Deus criou os "... Céus e a terra" (Gênesis 1:1) em seis dias literais e que no sétimo dia Ele descansou, abençoou e santificou este dia (Gênesis 2:2,3). Mas, nem menção do sábado aqui na criação 😖. Na verdade houve sim, mas de forma mais oculta. Se formos para o livro de Êxodo capítulo 20 no versículo 10 veremos que o sétimo dia mencionado em Gênesis 2:2,3 é o sábado.

Ainda aqui no livro de Êxodo mas agora do versículo 8 ao 11 vemos uma cena bastante importante. Primeiro Deus diz o seguinte: "Lembra-te" (Êxodo 20:8). É impossível lembrarmos de algo que nunca foi mencionado não é mesmo!? Nesse versículo nós podemos perceber que Deus queria que o povo de Israel soubesse que lá na criação Ele descansou, abençoou e santificou o sábado. "– Mas Plínio, Deus não se cansa, então porque Ele descansou na criação?". Essa é uma boa pergunta. Você percebeu que o próprio Deus menciona em Êxodo 20:11 tudo o que Ele fez e que também descansou no sábado? E então, Ele descansou nesse dia não por cansaço mas sim pra dar exemplo. Logo Ele usou esse exemplo para ser lembrado no momento em que Ele mesmo falou isso a Moisés e assim Moisés deveria falar ao povo de Israel (Êxodo 20:8-11).

O sábado é um sinal que Deus nos deu como uma forma de santificação (Ezequiel 20:12). Era um sinal a princípio dado ao povo de Israel, mas infelizmente eles profanaram o sábado e se rebelaram contra Deus. "– Mas Plínio, ainda sobre o povo de Israel, a lei e o sábado não foi feito somente para essa época?". Na verdade, não. Até porque o próprio Jesus guardou o sábado. "– Como assim ele guardou? Ele não aboliu?". Vamos ver isso? Em Mateus 5:17,18 vemos ao contrário, ou não? O próprio Jesus diz que não veio revogar/abolir a lei e sim cumprir, e cumpriu. Aliás, foi até julgado pelo fato de ter feito o bem no dia de sábado. Em Mateus capítulo 12 e versículos 9 ao 12 vemos que Jesus é interrogado por ter curado um homem com a mão atrofiada, e daí vemos que Jesus deu uma lição naqueles que perguntaram. Jesus disse: "– ... É permitido fazer o bem no sábado" (Mateus 12:12). Opa, é importante fazer o bem no sábado pois foi o próprio Jesus quem disse. Essa é a verdadeira essência deste dia. Além de ir a igreja adorar a Deus, é lícito fazer o bem, no sábado.

"– Más após a morte de Jesus não foi preciso mais guardar o sábado". Quem disse isso? Então eu posso deixar o que tem escrito em Lucas 23:54-56 de lado? Nesse versículo vemos algumas coisas de interessante que mostra que mesmo após a morte de Jesus o sábado continuou sendo guardado. Primeiro: o dia da preparação mencionado em Lucas 23:54 deixa bem explícito que era uma sexta-feira, por isso devemos nos preparar na sexta-feira para receber o santo sábado. Segundo: as duas mulheres foram preparar aromas e bálsamos (algumas versões dizem: essências aromáticas e perfumes) para limpar o corpo de Jesus. Terceiro: elas perceberam que o sábado estava chegando e foram descansar, conforme o mandamento de Deus, então quer dizer que mesmo após a morte de Jesus o sábado continuou sendo guardado. No capítulo 24 de Lucas você irá ler sobre a ressurreição de Jesus que é num domingo e o domingo é um dia após o sábado. Em nenhum momento na Bíblia o próprio Jesus pediu para guardarmos o domingo, e, nem o próprio Deus fez menção de que o dia de guarda seria o domingo só porque Jesus ressuscitou neste dia. Até porque Ele (Deus) deixa bem claro que: "– Antes que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará uma só letra ou um só traço dá Lei, até que tudo se cumpra". inclusive a guarda do sábado.

Agora a melhor parte. Isaías menciona que nós iremos guardar o sábado na nova terra (Isaías 66:22,23). "De um sábado à outro sábado adoraremos juntos ao Senhor, na terra renovada, por toda eternidade, exaltaremos o Seu amor" 🎶🎵 (Santo dia do Senhor - CD Jovem Adventista). Que maravilha poder adorar a Deus de um sábado à outro. Estar ao Seu lado e desfrutar dá Sua beleza. É por esse motivo que sou guardador do sábado. E que assim seja até a Nova Jerusalém.

Bem, espero que vocês tenham gostado desta postagem e espero também que compreendam o seguinte: de forma nenhuma estou julgando outras denominações por não guardarem o sábado, estou apenas expressando a minha fé e espero que todos entendam. E que o Senhor ilumine e abençoe a vida de todos vocês. Acompanhem as outras postagens do bloguito e até a próxima. Beijããããão 😘.

34 comentários